segunda-feira, 14 de novembro de 2011

PEDALADA DA TERÇA, 15/11/2011, DESTINO CEARÁ MIRIM.

       A Prefeitura de Ceará Mirim convidou os ciclistas de Natal para participarem de um passeio ciclístico com a comunidade local e visitar alguns dos engenhos do Município.  
       Às 6h 22 ciclistas pegaram a estrada, largando do posto em frente ao IFRN: Léo, Gorete, Edimário, Josenildo, Sales, Revoredo, Lanchinho, Victória, Angelike, Sammyr, Emanoel, Amanda, Lourdes, Márcio, Jean, Jac, Manoel, Valdite, Wagner, Adriana, Itanildo e Sandra, seguindo pelo asfalto.
       Foi oferecido um café da manhã na sede da Prefeitura, com água mineral, água de coco, melancia, abacaxi e laranjas. Bonés foram distribuidos para a comunidade.
       Após o café e depois da apresentação da Banda de Música local, o grupo seguiu, juntamente com os ciclistas locais, para o roteiro dos engenhos e comunidade de Coqueiros. 
       A narrativa abaixo foi elaborada por Jac:
       Todo o percurso foi acompanhado pela presença do guia Barão (batizado Francisco), vestido a caráter, desde nossa saída na Prefeitura, em frente ao Mercado Central, passando pela Estação Cultural, Museu do Guaporé, Engenhos Verde Nascer e Mucuripe...

       Francisco, o Guia Barão, seguiu os ciclistas em um carro de som e ia narrando a história dos engenhos e casarões e, nas paradas importantes, o Barão oferecia abraços aos ciclistas. Soube que algumas ciclistas de natal se empolgaram e queria abraçar o barão em cada parada.
       O percurso foi tranquilo, apenas algumas ladeiras, sol e vento, e uma vista maravilhosa.
        O único incidente foi a perda de uma câmera fotográfica por parte do nosso ciclista Emanoel. Infelizmente ele teve que voltar para Natal sem as fotografias desse passeio.

       Apesar do trajeto tranquilo, muitos ciclistas não viam a hora de chegar em Coqueiros para saborear a prometida feijoada. A cada instante o locutor do carro de som bradava aos quatro ventos que haveria uma feijoada esperando todos os ciclistas. Isso deixou muitos apreensivos, pois era um mundo de gente. A cada anúncio da feijoada muitos ciclistas apertavam o passo para ficarem na frente do pelotão para serem os primeiros na fila.

       Mas, a verdade é que quanto mais o homem falava na feijoada, mais demorava a Coqueiros chegar. E quando chegou o povo só queria encostar a bicicleta e sentar ao lado de uma sombra. Mas uma mesa com frutas e sucos pareceu mais atrativa. 
       O povo tava tão faminto que um senhor, que por sinal tinha uma bicicleta prima da bicicleta de Revoredo, carregou da mesa uma jarra de suco de caju. A cena foi tão surreal que alguns ciclistas, quando viram o senhor passar com a jarra de suco, acharam que ele estava servindo seus companheiros e se aproximaram com um copo. O senhor serviu dois ou três e, quando Edimário se aproximou com seu copinho, esse senhor entrou em desespero, agarrou a jarra de suco, gritou que o suco era todo dele  e bebeu tudo feito um condenado, da jarra mesmo. Edimário ficou só na vontade, com seu braço esticado e seu copinho vazio na mão.

       Depois da comilança, o Prefeito iniciou o sorteio dos brindes. Destaque para nossa eterna Secretária Angelike, que ganhou um capacete e o doou para uma criança da comunidade. Léo ganhou uma bicicleta, resolveu trazer para Natal para doar também. Mas soubemos que ele aproveitou para dar unas voltas na bicicleta e levou o maior tombo!

       Após o sorteio os ciclistas locais foram esvaziando a escola e voltaram para Ceará Mirim de ônibus, empilhando suas bicicletas em um caminhão. Os ciclistas de Natal permaneceram na esperança que a feijoada aparecesse. Mas, no lugar na feijoada, fomos presenteados com uma panela de caranguejo, caldo, grude e camarão. Victória solicitou ainda pacotes de bolacha cream cracker e revelou uma receita que ela mesma levaria para o programa de Ana Maria Braga: caldo de caranguejo com farelo de bolacha cream cracker. Apesar de encherem o bucho, alguns ciclistas admitiram a vontade de comer um, dois ou três frangos assados que muitos viram ao longo da estrada. Gorete tratou de providenciar a sobremesa e saiu depenando as mangueiras da região.

       Um grupo de ciclistas não quis nem saber de fruta e sorteio. Entocaram-se em um boteco ao lado e foram se hidratar levando em consideração as últimas pesquisas de estudiosos e bebuns ingleses. Passaram um rádio para Edimário para que o mesmo avisasse o momento exato do almoço. Mas Edimário, traumatizado com o suco de caju, ficou tão extasiado com a patolas dos caranguejos que não lembrou de passar rádio nenhum, deixando o grupo da hidratação com a barriga cheia de liquido mesmo.

       Esperamos e esperamos pelo ônibus embaixo da sombra de uma árvore. O danado demorou e 3 ciclistas resolveram voltar pedalando para Natal. Isso eram 3 da tarde! O sol tava a pino. Os loucos foram: Sandra, o Francês Jean e Emanoel. Angelike aproveitou o tempo para juntar papelão e todo tipo de embalagem para envolver sua bicicleta, fazendo um grande serviço de limpeza da rua.         
        Quando o ônibus chegou foi uma cachorrada só: era um microônibus escolar para levar cerca de 20 ciclistas e 20 bicicletas. Angelike foi a primeira a subir e não saiu de perto da sua bicicleta o trajeto todo, com medo da magrela sofrer algum arranhão.

        O bacana da volta foi que passamos por um grupo de 4 cicloturistas, já no estágio de pimentões ou camarões, pedalando apenas de short, com bicicletas carregadas de tralha! Um incentivo para quem quer aumentar as pedaladas.

       Chegamos em Natal por volta das 16h, no mesmo ponto de partida, o posto em frente ao IFRN. Total de 55 km percorridos.
       Parabenizamos o prefeito Peixoto, pois subiu na bicicleta e acompanhou o grupo, dando um excelente exemplo de simplicidade e cidadania. 
       Agradecemos a presença de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário