domingo, 5 de maio de 2013

As cidades mais amigas dos ciclistas.


Índice classifica as cidades mais amigas dos ciclistas; veja ranking abaixo.

InfoMoney – sex, 3 de mai de 2013 12:52 BRT
A avaliação é do recém-lançado Copenhagenize Index 201 que classificou 150 cidades ao redor do mundo em 13 parâmetros, incluindo ciclovias, cultura, partilha, separação, programa de gênero e política de tráfego. Veja a lista das 20 cidades mais amigas dos ciclistas:
Amsterdã
1- 
Amsterdã (Holanda): a cidade carece de um projeto de infraestrutura uniforme que compense com a sua impressionante saturação do tráfego de bicicletas no centro da cidade. Mesmo assim, a atmosfera do ciclismo é descontraída e agradável.
2- Copenhagen (Dinamarca): a cidade possui uma rede de infraestrutura de bicicleta bem concebida e uniforme, além disso, um grande número de projetos de infraestrutura para bicicletas estão em andamento.
3- Utreque (Países Baixos): a cidade desfruta de uma ótima rede de infraestrutura para bicicletas e níveis de utilização fantásticos. 
4- Sevilha (Espanha): a cidade é garota-propaganda do sistema planejado de bicicletas. O rápido aumento do tráfego de bicicletas foi devido à vontade política, sendo que 80 km de infraestrutura para bicicleta foram concluídos em apenas um ano.
5- Bordeaux (França): a cidade tem investido de forma brilhante em ciclovias e ciclofaixas. Há 200 km na cidade e 400 km, se você incluir a Comunidade Urbana de Bordeaux.
6- Nantes (França): a cidade tem planos de gastar € 40 milhões no ciclismo até 2014 e tem aumentado a sua infraestrutura de bicicleta para quase 400 km.
7- Antuérpia (Bélgica): a cidade tem mantido um nível constante de tráfego de bicicletas nos últimos anos. Com uma porcentagem de 16% de bicicletas, o veículo é um dos principais meios de transporte. 
8- Eindhoven (Países Baixos): a terceira cidade holandesa da lista busca desenvolver novos trabalhos para o setor das bicicletas.
9- Malmö (Suécia): a cidade investiu € 47 milhões para impulsionar o tráfego de bicicletas ao longo dos próximos sete anos.
10- Berlim (Alemanha): o porcentual de 13% de bicicletas é impressionante para uma cidade do tamanho de Berlim, sendo que em alguns bairros esse número sobe para para até 25%.
11- Dublin (Irlanda): entre as cidades emergentes, Dublin é a grande esperança entre o aumento da frota de bicicletas. A cidade possui projetos de infraestrutura de grande escala e estratégias de ciclismo.
12- Tóquio (Japão): a cidade possui um rigoroso treinamento dos motoristas para manter as ruas mais seguras. Além disso, o transporte público e as bicicletas estão integrados, facilitando a locomoção no local.
13- Munique (Alemanha): a cidade conta com investimentos expressivos em ciclismo urbano e de marketing que visa dar a bicicleta um status mais elevado entre os cidadãos.
14- Montreal (Canadá): a cidade foi uma das primeiras a adotar as bicicletas como meio de transporte, com a construção de ciclovias no final dos anos 80. Além disso, o sistema de partilha de bicicletas é bem-sucedido.
15- Nagoya (Japão): a cidade japonesa tem números impressionantes de ciclistas, que contam com pistas totalmente protegidas das ruas.
Rio de Janeiro (Foto: Estadão Conteúdo)
16- 
Rio de Janeiro (Brasil): as primeiras ciclovias foram construídas ao longo da praia de Copacabana em 1992 para a ECO-92, ou RIO-92, e se expandiram para outras praias.
17- Barcelona (Espanha): a cidade tem impressionado o mundo com seus esforços para restabelecer a bicicleta como meio de transporte. O seu sistema de bicicletas tem uma infraestrutura protegida das ruas.
18- Budapeste (Hungria): a cidade conta com o desenvolvimento de uma rede sensível para os usuários de bicicleta.
19- Paris (França): ao todo, a cidade conta com 30 km de ciclovias e chegou a deixar Londres e Nova Iorque para trás nos últimos seis anos.
20- Hamburgo (Alemanha): a participação das bicicletas na cidade tem apresentado um crescimento lento, mas constante, e os cidadãos estão adotando o meio de transporte, principalmente nos bairros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário