segunda-feira, 18 de junho de 2012

RASTREADOR PARA BICICLETA. Que tal?

Rastreadores para bikes – A solução?

Cada dia as bikes estão incorporando mais e mais tecnologia, fazendo com que elas, naturalmente, fiquem mais caras. Isso, logicamente atrai os amigos do alheio, o que, somado a muitos descuidos em redes sociais – como o Foursquare, por exemplo, e muitos outros apps onde você faz o check-in e dá toda a pista da sua rotina diária – pode lhe tornar um sério candidato a ex-ciclista.

O roubo de bike, seja simplesmente um furto ou, pior, por meio de assalto, certamente é um experiência por demais desagradável. Embora uma bike cara e diferenciada como uma Cannondale Flash Carbon ou Specialized Epic não sejam fáceis de disfarçar, o comércio paralelo de componentes existe, é real, e muitas bikes tops são roubadas para serem desmanchadas, vendidas ou transferidas para outros estados. O fato é que é muito difícil recuperar.
Correndo atrás desse prejuízo, surgiram os rastreadores de bikes – sistemas integrados de GPS e telefonia celular que permitem, ao proprietário, se não uma garantida recuperação, pelo menos a possibilidade de saber por onde anda a bike (e o ladrão).
Por R$ 314 (mais impostos) a Integrated Trackers envia para o Brasil o SpyBike Covert Bicycle GPS Tracker, um sistema associado de GPS e telefone que pode ser instalado no head tube (dentro da coluna de direção) da maioria das bikes de carbono ou alumínio existentes no mercado.
O rastreador fica completamente escondido no head tube.
O sistema é ativado por vibração. Uma vez instalado é suficiente ativá-lo com um chaveiro (à semelhança de alarmes automotivos) e é instalado por uma chave especial, o que dificultaria a sua retirada mesmo que o ladrão soubesse da sua existência.
Quando você parar a sua bicicleta, deve então armar o sistema com seu chaveiro (mas caso você esqueça de armar o dispositivo e sua bicicleta for roubada,  ele pode ser armado remotamente por celular – Fantástico, não?). Se o sensor instalado detectar qualquer movimento, lhe enviará um SMS para alertá-lo e irá então automaticamente começar a  armazenar a posição da bike. Você pode então fazer logon no sistema e acompanhar a movimentação da bicicleta. A cada 20 segundos, quando a bike está em movimento, uma nova coordenada é gravada e enviada por SMS. Quando a bicicleta para de se mover o sistema entra em sleep mode para conservar a bateria de lítio recarregável.
Por falar nisso, em relação à carga da bateria, segundo o fabricante o rastreador pode passar meses entre as cargas, desde que você lembre de desarmar o sistema antes de andar, só o ligando quando parar. Além disso, o sistema envia um SMS quando a bateria está se esgotando e mais: você pode ver online o uso da bateria
A Integrated Trackers não cobra nada pelo rastreamento. Tudo o que você precisa é de um SIM Card pré-pago (e com créditos, naturalmente) instalado no sistema.
Há uma alternativa mais barata: No DealXtreme, existem vários tipos de rastreadores, sem contudo haver a possibilidade de escondê-lo no tubo de direção. Avaliamos que, talvez, ele possa ser colado sob o selim, mas certamente não será algo muito discreto, pois suas dimensões são 7 x 5 cm. CUsta U$56,00, o que o fará chegar ao Brasil por cerca de R$100,00 (No DX o frete é grátis). Talvez valha a pena testar – em tese, funciona de forma semelhante (usando o GPS integrado e um SIM Card, enviando SMS em caso de furto ou roubo), contudo não possui sensor de vibração nem a bateria promete durar tanto.

4 comentários:

  1. estou com um aqui fazendo testes nele..vou vende-lo e fazer mais pedidos quem tiver interesse adrianomonitor2012@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. TENHO SPYBIKE A VENDA INTERESSADOS http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-431459465-rastreador-para-bike-bicicletas-gps-_JM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano, não consegui acha seu rastreador no mercado livre,tem como me passar seu contato para nos negociar..?

      Excluir
  3. Gostaria de saber valor.
    Ricardoakn@hotmail.com
    Grato.

    ResponderExcluir