terça-feira, 1 de maio de 2012

O ENCANTO DA BICICLETA - A libertação do medo

O ENCANTO DA BICICLETA - A LIBERTAÇÃO DO MEDO



 



Permita-me iniciar essa pequena reflexão sobre o medo, de forma narcísica, a partir de mim. O medo sempre esteve presente em minha história. Já me senti muitas vezes com medo, em vários estágios da vida. Dentre eles, em minha infância, o medo de andar de bicicleta.

Ao ganhar a primeira bicicleta Calói, cor marrom perolada, um sonho se realizou, mas, e agora? Não sabia andar. A alegria e o entusiasmo me fizeram esquecer, por uns instantes, que andar de bicicleta não estava em meu repertório. Mas depois de muitas quedas, arranhões nos joelhos e força de vontade, os pedais foram se acertando e, logo, já estava me superando nesse desafio do desconhecido.

A lição que aprendi é que o medo nos faz parar ou enfrentar determinadas realidades. A minha alegria venceu o desconhecido e me antecipei. Agora, com todo cuidado, passeava com a bike, devagar, na quadra onde morava para mostrar aos amigos, tamanha façanha. Sentia-me, a cada manhã, mais confiante em pegar a bicicleta e sair pedalando pelas ruas.  

Quando deixamos de lado o medo, logo se instala a nossa autoestima e presença. Confiança! Essa foi a palavra chave para enfrentar o medo. Libertar-se do desconhecido requer acreditar que a realização depende de uma fé, não uma fé religiosa, mas uma fé que nos faz mover na direção dos nossos sonhos. É um lançar-se na direção de uma meta, objetivo e propósito. Descobrir os objetivos aonde se quer chegar, porque se quer alcançar e como chegaremos são os elementos que perfazem nossa capacidade de planejamento pessoal.

Nesse ano de 2012, será um ano de libertação do medo, temos previsões e tendências do futuro. Estamos em um vento oportuno. Para ir da oportunidade ao êxito é preciso enfrentar os medos de mudanças, romper como o medo e ter a capacidade de se antecipar. Por que alguns perdem as boas oportunidades na vida profissional ou pessoal? Porque temos medo de mudança, que se transforma em pânico.

Como vimos, o medo é preventivo e nos ajuda a ficar acautelado. Quem não tem medo se sente satisfeito, tranquilo e distraído. Lembre-se, a coragem não é ausência do medo, ela é o enfrentamento do medo. Corajoso é aquele que não permite aprisionar-se na situação que tenta imobilizá-lo.

O bom navegador não espera o vento oportuno, ele vai atrás. Assim, o medo passa pelo desconhecido, e uma vez o enfrentando, se torna familiar. Não dá para adivinhar o futuro, mas dá pra antecipar. Para isso, a pessoa que não perde oportunidade se caracteriza pela capacidade proativa. Diferentemente daquele que só quer adivinhar e é, portanto, reativo.

Então, vamos andar de bicicleta?                  
     

Copiado do blog do Prof. Iran Lima
Personal & Professional Coach

Nenhum comentário:

Postar um comentário