domingo, 24 de novembro de 2013

Pedalada domingo, 24/11/13: Solar Ferreiro Torto, Macaíba (RN).

Concentração ciclística a partir das 5h30, com saída 6h, no posto de combustíveis em frente ao IFRN, atrás do MIDWAY MALL, na Av. Hermes da Fonseca, Tirol. 
Atendendo a pedidos, haverá tolerância de 2 minutos para os preguiçosos...
Roteiro: Hermes da Fonseca, Salgado Filho, BR 101, BR 304, BR 226 e...chegamos.
Além de visitarmos o Museu lá abrigado, veremos também o cais por onde desembarcavam os escravos vindos da África e que chegavam ao Solar por um dos braços do Rio Potengi.
Cerca de 48 km a percorrer (ida + volta).
Previsão de estarmos de volta ao ponto de largada em torno das 10h15.

O Solar Ferreiro Torto, antigo engenho de cana de açúcar, foi construído em 1614 e, após diversos ataques dos holandeses, foi destruído. Sua reconstrução é datada de 1847. Foi tombado pelo Patrimônio Histórico em 1989. Hoje abriga um museu, em estado de conservação bastante deficiente. Uma pena.

Diz a lenda do Ferreiro Torto que a filha do senhor do engenho se apaixonou por um escravo. 
Como na época da escravidão era inadmissível um romance entre pessoas socialmente desiguais, ainda mais de diferentes raças, não demorou muito para que a  notícia se espalhasse pelo engenho.
Um dia o pai da menina, do seu quarto elevado, viu os dois conversando ao longe. O senhor de engenho resolveu agir rapidamente, pegando uma arma para matar o escravo, correndo em direção ao casal. 
Quando ele atirou, imediatamente sua filha se colocou na frente da arma e o pai acabou matando-a. 
Com muita raiva desse escravo, o poderoso patrão chamou seus capitães-de-mato e ordenou que o enterrassem vivo. Reza a lenda que o escravo foi enterrado de cabeça pra baixo.
Hoje, uma estátua do escravo está firmada em frente ao Ferreiro Torto, em memória dessa triste história de amor.

Vamos lá conferir!

fotos: Angelike KPS


































fotos: Ceiça Nasser.








fotos: Renato Resende:













Um comentário:

  1. Renato Resende informa a presença de 23 ciclistas no passeio sócio-recreativo-cultural: Ceiça Nasser, Gilvan Neto, Victor, Breno Vale, Neto Baobá, Terezinha, Marcos Morais, Gilberto, Renato Resende, Edvam, Márcia Leão, Anderson Silva, Pedro Alves, Breno Farias, Angelike KPS, Carlos, Sales, Tházia, Jean, Paulo, Gilmar Gomes, Acácio e Arthur. Placar de 18 homens x 5 mulheres.

    ResponderExcluir