Bicicletário adequado
GUIA PARA CONSTRUÇÃO DE BICICLETÁRIOS ADEQUADOS.
Para
que mais pessoas usem bicicletas – e assim melhorem sua qualidade de
vida e contribuam para a sustentabilidade da cidade -, é preciso
oferecer-lhes estruturas para sua segurança e conforto, tais como
ciclovias, ciclofaixas e bicicletários.
Muitas
empresas possuem espaço para a instalação de bicicletários, o que
facilitará o acesso dos ciclistas ao seu estabelecimento, sejam eles
seus clientes ou seus funcionários.
Os
bicicletários seguros, eficientes e que não danificarem as bicicletas,
aqui chamados de “bicicletários adequados”, são uma demonstração de
respeito aos ciclistas e de incentivo ao uso da bicicleta como meio de
transporte.
Apresentamos
aqui um estímulo, argumentos e orientações para instalação de
bicicletários adequados em estabelecimentos comerciais, órgãos públicos,
condomínios e espaços públicos.
Baixe a versão atualizada deste Guia em PDF no item 27, ao final desta página.
1) O que é um bicicletário adequado?
- É
um estacionamento de bicicletas, em local visível, preferencialmente
delimitado, com quantidade de vagas suficiente para a demanda, dotado de
suportes que acomodem todos os tipos de bicicletas sem danificá-las e
que possibilitem que as mesmas sejam cadeadas no quadro, bem como que
atenda a que atendam as demais orientações abaixo
- Quanto
maior o porte da empresa e maior o orçamento do município, maior será a
exigência de qualidade e menor será a tolerância às adaptações para que
o bicicletário ser considerado adequado
2) Por quê construir um bicicletário adequado?
- Demonstra o respeito do empresário pelos ciclistas
- Oferece um alento para os ciclistas, que enfrentam duras condições no trânsito da cidade
- Oferece mais segurança ao patrimônio dos seus clientes
- As empresas são polos geradores de tráfego e precisam contribuir para melhorar as condições de mobilidade urbana
- A
promoção do ciclismo (e da mobilidade sustentável em geral) não é dever
apenas do poder público, mas de toda a sociedade, incluindo a
iniciativa privada
- Contribui para a democratização do espaço público
- Atrai e fideliza clientes
- Possui baixo custo e alta eficiência, sendo possível estacionar 10 bicicletas no espaço de estacionamento de um carro
3) Localização e delimitação do bicicletário adequado.
- O
bicicletário deve ser estar localizado o mais próximo possível da
entrada do estabelecimento, de modo a ser visível por todos (usuários e
funcionários) para a segurança das bicicletas
- O acesso ao bicicletário não pode ser impedido por entulhos, mercadorias ou outros materiais
- Deve
haver sinalização indicativa (cartaz, placa ou similar) de que o local é
destinado exclusivamente ao estacionamento de bicicletas
- A
área do bicicletário não pode ser invadida por automóveis ou
motocicletas; portanto, caso haja este risco, uma simples pintura
demarcatória não é suficiente e o bicicletário deverá ser segregado e
protegido por mureta, cerca ou estruturas similares
4) Pavimento do bicicletário adequado.
- Recomenda-se
que o pavimento do bicicletário seja confeccionado em concreto,
asfalto, lajota ou cerâmica antiderrapante – o pavimento não pode ser
liso e escorregadio
- O pavimento deve ser plano, sem saliências ou cavidades;
- O pavimento pode apresentar desnível de até 5% no sentido transversal dos suportes;
- O
pavimento pode apresentar desnível de até 5% no sentido longitudinal
dos suportes, desde que seja acrescentada barreira (mureta, meio-fio
etc.) para impedir que as bicicletas se desloquem
- Se
não houver telhado, o pavimento do bicicletário deve ser desnivelado
(máximo de 5%), dotado de canaletas ou de outras medidas para o
escoamento da água da chuva
Declividade
aceitável no pavimento do bicicletário. Para ver especificações
completas, baixe o documento “Croquis de Bicicletários Adequados – 8
modelos” no item 12, acima)
5) Suporte adequado – Suporte de Encosto.
- O
suporte é a estrutura para fixar as bicicletas; ele é adequado quando
permite que as bicicletas sejam nele encostadas em dois pontos do
quadro, com as duas rodas no pavimento e que possibilite que as
bicicletas sejam cadeadas no quadro
- Tal
suporte recebe aqui a denominação de genérica de “Suporte de encosto”;
outras denominações, e dependendo do formato, são “Inglês”, “Sheffield”,
“U Invertido” ou “R”
- O suporte pode ser parafusado ou chumbado no pavimento
- O suporte devem ter as seguintes dimensões: altura de 75 cm; comprimento entre 80 e 100 cm; diâmetro de 5 cm
- O
suporte deve ser fabricado em tubo de aço galvanizado ou aço
inoxidável, de preferência com 2 mm ou mais de espessura da parede
- De preferência, o suporte deve ser pintado
- As especificação contidas aqui visam a máxima resistência e durabilidade
- Vantagens e justificativa do Suporte de Encosto:
-
Permite o estacionamento de todos os tipos e tamanhos de bicicleta
disponíveis no mercado (as bicicletas do mercado possuem aros entre 20” e
29” de diâmetro e pneus entre aproximadamente 3,00 e 7,00 cm de
largura)
-
Permite que a bicicleta seja presa com cadeado pelo quadro; por opção,
adicionalmente pode-se prender também as rodas, para evitar furto
somente das mesmas
- Não danifica o aro, os raios, os cabos, os freios, o câmbio e outros itens e dispositivos da bicicleta
- Permite que as bicicletas sejam estacionadas de frente ou de ré
- Alta durabilidade e resistência
- Modelo internacionalmente aceito como de melhor qualidade para o estacionamento de bicicletas
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