Calibrar o pneu enquanto pedala?
Às vezes a gente pensa que a
tecnologia atingiu seu limite: carbono, full suspensions, Propedal,
Brain, Tubeless… o que mais faltam inventar? Sou do tempo das Monaretas,
Caloi 10 e, por muito favor, uma Giant Sedona de Cro-Mo e 21V –
hardtail, garfo rígido – que me trouxe muitas alegrias, diga-se de
passagem.
Então, nunca deixo de me surpreender
quando vejo um produto REALMENTE novo, como os câmbios eletrônicos Di2
para Speed, ou os câmbios hidráulicos Acros. E foi o que aconteceu –
mas, admito, me surpreendeu bem mais do que qualquer outra inovação que
eu tenha visto para mountain bikes desde a introdução da suspensão
dianteira.
Para quem pedala competitivamente,
perdoem-me o trocadilho irresistível, é uma mão na roda. Em mountain
bike só não estamos toda hora mudando a calibragem dos pneus porque é
tecnicamente inviável, mas, pela mudança constante de terreno isso é
realmente necessário, quando o objetivo é performance. Todos sabemos que
o pneu rola melhor mais cheio, e tem mais tração mais vazio, e que em
estradas mais compactas quanto mais cheio melhor, enquanto que em areia
solta 30 psi faz você andar com muito mais facilidade. Mas parar para
secar, calibrar, voltar a pedalar, parar de novo, encher, calibrar… não
dá.
Pois a Adaptrac está desenvolvendo um produto para você assobiar e chupar cana ao mesmo tempo. Veja aí:
O Adaptrac é um sistema composto por
cubos especiais (ou as rodas completas, se você quiser), uma válvula de
controle duplo e um cilindro de C02 com regulador de pressão. Assim, a
calibragem dos pneus pode ser aumentada ou abaixada enquanto se pedala,
com um simples toque nos botões de controle no guidon. A pressão dos
pneus é exibida em medidores analógicos montados no guidon. Embora use
cubos especiais, as rodas podem ser removidas normalmente. ADAPTRAC usa
cartuchos de CO2 recarregáveis que variam de 110 a 550g. Agora você pode
ajustar a pressão dos pneus na pista – em segundos!
Os componentes
Cubos: De alta qualidade, são o coração
do sistema. Eles permitem a transferência do ar do reservatório (um
cilindro de CO2 no estilo dos usados em paintball, que fica alojado no
suporte de caramanhola) para o pneu. A roda pode ser retirada
normalmente, bastando que se feche a válvula no avanço do guidon e a
pressão se manterá.
Botões de controle: localizados no
avanço, os botões permitem encher e secar os pneus, e, junto com
medidores analógicos, checar a pressão atual de cada pneu.
Um cartucho de 350g de CO2 permite 10 ciclos completos, de 20 a 50 psi para cada pneu (26″ x 2.35).
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Os problemas de compatibilidade:
Os tipos de eixos existentes no mercado –
para garfos – são de diâmetro de 9 mm (os tradicionais, chamados QR -
Quick Release ou blocagem rápida – Open Dropout) ou 15 mm T/A –
Tru-Axle. Alguns garfos Rock Shox são 20mm de diâmetro. Padronização,
como se sabe, não é algo muito considerado na indústria das bicicletas.
O Adaptrac usa – somente – o 15 mm T/A. Assim, pode ser que você tenha
de trocar o garfo para instalar o sistema.
Na roda traseira, o Adaptrac usa o novo
sistema, com 12mm de diâmetro x 142mm de comprimento. Isso é um
limitador sério, porque não será todo mundo que vai estar disposto a
trocar o quadro para usar o sistema. Quem sabe a Adaptrac não
desenvolverá um sistema para os quadros que aceitam eixos de 146 mm
atuais. O produto ainda está em nível de protótipo, então o feedback dos interessados pode fazer a empresa pensar num desenvolvimento paralelo, dependendo da demanda. Vão lá, manifestem-se!
Claro, há a consideração do peso
adicional na bike, que não pode ser esquecida.
Vamos torcer
para que chegue logo por aqui, pelo menos para podermos testar.
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