Follow by Email

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Pedal Jovem: quinta, 28/11/13, 19h30.

Mais uma opção oferecida pelos Ciclistas de Natal:

Grupo destinado a jovens que desejam adquirir uma rotina saudável praticando uma atividade física agradável, dinâmica e muito divertida, na companhia de pessoas com interesses afins.

Nível: moderado, indicado para iniciantes ou veteranos no ciclismo.

Percurso: por ruas planas dos bairros do Tirol, Petrópolis e Centro, sempre passando pelo ponto de origem para possibilitar a desistência dos iniciantes menos condicionados, antes do término do passeio.
O percurso definitivo será estudado durante os passeios de acordo com sugestões do próprio grupo.

Convidados: prioritariamente adolescentes e jovens, mais ciclistas veteranos, desde que acompanhados de um jovem.

Concentração: a partir das 19h, na Praça Augusto Leite, no Tirol.

Saída: 19h30 (pontualmente!).

Dias: toda quinta-feira. Cerca de 10km a percorrer (ida + volta)

"Sacuda a poeira de sua magrela e junte-se a nós por um mundo melhor e mais saudável"



quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Pedalada da quarta, 27/11/13: Torres do Alto do Tirol.

Após vencermos o desafio da subida íngreme às dunas do Alto do Tirol, teremos ciclotour por Tirol, Cidade Alta, Alecrim, Lagoa Nova e Lagoa Seca.

Concentração a partir das 19h30 e saida 20h, sempre no marco zero (Praça Abel de Menezes Lira, na Rua Desembargador Antonio Soares, lateral da Arituba, no Tirol).

Ida:
Praça Abel Lira, Ewerton Cortez, Jerônimo Gueiros, Romualdo Galvão, Praça Augusto Leite, direita na Joaquim Fagundes, esquerda na Hermes da Fonseca, direita na General Oliveira Galvão, Henri Koster, desce a Ângelo varela, direita na Costa Pinheiro, subindo até as torres metálicas, em meio ao verde da Mata Atlântica. Parada para foto oficial e lanche (cada um leva o seu, pois lá não há qualquer tipo de comércio).

Volta:
desce a Costa Pinheiro, direita na Ângelo Varela, Hermes, esq. na Apodi até o final, direita na Santo Antonio, Igreja do Galo, esq. na Praça André de Albuquerque (parada para fotos), esq. na Praça João Tibúrcio, dir. na Laranjeiras, dir. na Felinto Manso, esq. na Rua da Misericórdia, dir. na Rafael Fernandes, sobe a ladeira do Cemitério do Alecrim, dir. na Fonseca e Silva, Amaro Barreto, Praça Gentil Ferreira, Manoel Miranda, esq. na Presidente José Bento, dir. na Jaguarari, dir. na Antonio Basílio, retorna no Armazém Pará, esq. na Prudente de Morais, dir. na Nelson Fernandes (Lojas Maia), em frente na Dom José Tomaz, esq. na Antonio Soares, Praça Abel.   

19 km a percorrer.

passeio realizado em
- 21/08/13, com 24 ciclistas.
- 15/05/13, com 22 ciclistas.
- 06/02/13, com 42 ciclistas.
- 31/10/12, com 34 ciclistas.

fotos: Lady







terça-feira, 26 de novembro de 2013

Pedal do Açaí - terça, 26/11/13: roteiro fixo para Parnamirim.

Os Ciclistas de Natal oferecem o Pedal do Açaí todas as terças- feiras.

Saída pontualmente às 19h15 (atraso zero) do Posto de combustíveis da Av. Alexandrino de Alencar, esquina com Rua São José, Lagoa Seca, em frente ao Corpo de Bombeiros. O percurso é sempre o mesmo, fique tranquilo.

Ida:
Posto de combustíveis, São José até candelária, esquerda na rua Militão Chaves, direita na Prudente de Morais, prolongamento até Emaús, direita na rua Rio Nilo, esquerda na rua Água Vermelha, direita na BR 101, direita na Av. Bela Parnamirim. Chegada na Universidade do Açaí, com parada para lanche e fotos oficiais.
obs: quem mora na Zona Oeste e Sul pode aguardar no percurso para se integrar ao grupo.

Volta:
Retorno pela BR 101, onde cada um vai tomando seu rumo de acordo com sua moradia. Só voltam ao ponto de partida os que deixaram carros por lá ou residem nas proximidades.


Total de 38 km a percorrer (ida + volta).

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

BiciAnjo - segunda, 25/11/13: pedalada para iniciantes.

Toda segunda-feira os Ciclistas de Natal promovem o BiciAnjo, com concentração no Hiper Bompreço da Prudente de Morais, em Lagoa Nova, a partir das 19h. Início das "aulas", orientações e demonstrações às 19h15. Largada 19h45.

Pedal criado exclusivamente para atender aquelas pessoas que, por diversos motivos (estudo, trabalho, vida afetiva e outros), deixaram de pedalar, perdendo o ritmo, bem como para aqueles que desejam iniciar no ciclismo.

Hoje, com a febre das BICICLETAS (veículo não poluente, movido a energia humana e promotora de saúde), esse roteiro veio para atender aqueles que tiveram a inteligente idéia de voltar - ou começar - a pedalar. E nunca é tarde para isso!

No BiciAnjo o iniciante vai receber orientacões sobre o uso correto da bicicleta (troca de marchas, freios, posicão do selim, sinalização e outros), dicas sobre o trânsito, normas e equipamentos de segurança, além de pedalar sem pressa na companhia de outros ciclistas.

É importante a presença dos ciclistas mais experientes, todos voluntários, com paciência para pedalar de maneira correta e preventiva no trânsito e no ritmo dos iniciantes.

O percurso é fixo: saída do HiperBompreço, depois av. Prudente de Morais, Amintas Barros, rua dos Potiguares, Antônio Basílio, rua dos Tororós, Amintas barros, São José, Jerônimo Câmara, rua dos Canindés, Amintas Barros, rua dos Tororós, Antônio Basílio e a chegada de volta ao estacionamento do Hiper.


Sempre 10km (ida + volta) a percorrer.

domingo, 24 de novembro de 2013

Pedalada domingo, 24/11/13: Solar Ferreiro Torto, Macaíba (RN).

Concentração ciclística a partir das 5h30, com saída 6h, no posto de combustíveis em frente ao IFRN, atrás do MIDWAY MALL, na Av. Hermes da Fonseca, Tirol. 
Atendendo a pedidos, haverá tolerância de 2 minutos para os preguiçosos...
Roteiro: Hermes da Fonseca, Salgado Filho, BR 101, BR 304, BR 226 e...chegamos.
Além de visitarmos o Museu lá abrigado, veremos também o cais por onde desembarcavam os escravos vindos da África e que chegavam ao Solar por um dos braços do Rio Potengi.
Cerca de 48 km a percorrer (ida + volta).
Previsão de estarmos de volta ao ponto de largada em torno das 10h15.

O Solar Ferreiro Torto, antigo engenho de cana de açúcar, foi construído em 1614 e, após diversos ataques dos holandeses, foi destruído. Sua reconstrução é datada de 1847. Foi tombado pelo Patrimônio Histórico em 1989. Hoje abriga um museu, em estado de conservação bastante deficiente. Uma pena.

Diz a lenda do Ferreiro Torto que a filha do senhor do engenho se apaixonou por um escravo. 
Como na época da escravidão era inadmissível um romance entre pessoas socialmente desiguais, ainda mais de diferentes raças, não demorou muito para que a  notícia se espalhasse pelo engenho.
Um dia o pai da menina, do seu quarto elevado, viu os dois conversando ao longe. O senhor de engenho resolveu agir rapidamente, pegando uma arma para matar o escravo, correndo em direção ao casal. 
Quando ele atirou, imediatamente sua filha se colocou na frente da arma e o pai acabou matando-a. 
Com muita raiva desse escravo, o poderoso patrão chamou seus capitães-de-mato e ordenou que o enterrassem vivo. Reza a lenda que o escravo foi enterrado de cabeça pra baixo.
Hoje, uma estátua do escravo está firmada em frente ao Ferreiro Torto, em memória dessa triste história de amor.

Vamos lá conferir!

fotos: Angelike KPS


































fotos: Ceiça Nasser.








fotos: Renato Resende:













quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Pedal Jovem: quinta, 21/11/13, 19h30.

Mais uma opção oferecida pelos Ciclistas de Natal:

Grupo destinado a jovens que desejam adquirir uma rotina saudável praticando uma atividade física agradável, dinâmica e muito divertida, na companhia de pessoas com interesses afins.

Nível: moderado, indicado para iniciantes ou veteranos no ciclismo.

Percurso: por ruas planas dos bairros do Tirol, Petrópolis e Centro, sempre passando pelo ponto de origem para possibilitar a desistência dos iniciantes menos condicionados, antes do término do passeio.
O percurso definitivo será estudado durante os passeios de acordo com sugestões do próprio grupo.

Convidados: prioritariamente adolescentes e jovens, mais ciclistas veteranos, desde que acompanhados de um jovem.

Concentração: a partir das 19h, na Praça Augusto Leite, no Tirol.

Saída: 19h30 (pontualmente!).

Dias: toda quinta-feira. Cerca de 10km a percorrer (ida + volta)

"Sacuda a poeira de sua magrela e junte-se a nós por um mundo melhor e mais saudável"



quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Pedalada da quarta, 20/11/13: Praia de Santa Rita.

Destino final Praia de Santa Rita, quase no início de Genipabú, no 
litoral norte, com ida pelo Tirol, Ribeira, praias urbanas, ponte Newton Navarro e Redinha. Volta pela mesma ponte, depois Ribeira, Petrópolis e Tirol.  

Concentração a partir das 19h30 e saida 20h, sempre no marco zero (Praça Abel de Menezes Lira, na Rua Desembargador Antonio Soares, lateral da Arituba, bairro do Tirol.).

Ida
Praça Abel Lira, Ewerton Cortez, Jerônimo Gueiros, Romualdo Galvão, Joaquim Fagundes, Praça Augusto Leite, Major Laurentino, Alberto Maranhão, Prudente de Morais, Beira Canal (Walfredo Gurgel), Viaduto, Avenida do Contorno, Praça Augusto Severo, Henrique Castriciano, Rio Branco, Duque de Caxias, Rocas, Praia do Forte, Ponte Newton Navarro, Redinha, João Medeiros, entra à esquerda no giradouro do Caju, Redinha Nova, Santa Rita, ponto final dos ônibus (parada para lanche e foto oficial), quase na curva de Genipabu.

Volta
Redinha Nova, Ponte Newton Navarro, Praia do Forte, Praia do Meio, direita na Rua Miramar, em direção a Petrópolis, sobe a Floriano Peixoto, Potengi, Rodrigues Alves, Praça Augusto Leite, Romualdo Galvão, Dom José Tomaz, Antonio Soares e Praça Abel Lira.

32 km a percorrer (ida + volta ao marco zero). 

Histórico do blog:
Roteiro realizado em
14/08/13, com 26 ciclistas
08/05/13, com 62 ciclistas.
30/01/13, com 53 ciclistas.
24/10/12, com 37 ciclistas.
18/07/13, com 41 ciclistas.

Fotos: Espedito com s









Fotos: Marcelo Paulo.










terça-feira, 19 de novembro de 2013

Pedal do Açaí - terça, 19/11/13: roteiro fixo para Parnamirim.

Os Ciclistas de Natal oferecem o Pedal do Açaí todas as terças- feiras.

Saída pontualmente às 19h15 (atraso zero) do Posto de combustíveis da Av. Alexandrino de Alencar, esquina com Rua São José, Lagoa Seca, em frente ao Corpo de Bombeiros. O percurso é sempre o mesmo, fique tranquilo.

Ida:
Posto de combustíveis, São José até candelária, esquerda na rua Militão Chaves, direita na Prudente de Morais, prolongamento até Emaús, direita na rua Rio Nilo, esquerda na rua Água Vermelha, direita na BR 101, direita na Av. Bela Parnamirim. Chegada na Universidade do Açaí, com parada para lanche e fotos oficiais.
obs: quem mora na Zona Oeste e Sul pode aguardar no percurso para se integrar ao grupo.

Volta:
Retorno pela BR 101, onde cada um vai tomando seu rumo de acordo com sua moradia. Só voltam ao ponto de partida os que deixaram carros por lá ou residem nas proximidades.


Total de 38 km a percorrer (ida + volta).

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

BiciAnjo - segunda, 18/11/13: pedalada para iniciantes.

Toda segunda-feira os Ciclistas de Natal promovem o BiciAnjo, com concentração no Hiper Bompreço da Prudente de Morais, em Lagoa Nova, a partir das 19h. Início das "aulas", orientações e demonstrações às 19h15. Largada 19h45.

Pedal criado exclusivamente para atender aquelas pessoas que, por diversos motivos (estudo, trabalho, vida afetiva e outros), deixaram de pedalar, perdendo o ritmo, bem como para aqueles que desejam iniciar no ciclismo.

Hoje, com a febre das BICICLETAS (veículo não poluente, movido a energia humana e promotora de saúde), esse roteiro veio para atender aqueles que tiveram a inteligente idéia de voltar - ou começar - a pedalar. E nunca é tarde para isso!

No BiciAnjo o iniciante vai receber orientacões sobre o uso correto da bicicleta (troca de marchas, freios, posicão do selim, sinalização e outros), dicas sobre o trânsito, normas e equipamentos de segurança, além de pedalar sem pressa na companhia de outros ciclistas.

É importante a presença dos ciclistas mais experientes, todos voluntários, com paciência para pedalar de maneira correta e preventiva no trânsito e no ritmo dos iniciantes.

O percurso é fixo: saída do HiperBompreço, depois av. Prudente de Morais, Amintas Barros, rua dos Potiguares, Antônio Basílio, rua dos Tororós, Amintas barros, São José, Jerônimo Câmara, rua dos Canindés, Amintas Barros, rua dos Tororós, Antônio Basílio e a chegada de volta ao estacionamento do Hiper.


Sempre 10km (ida + volta) a percorrer.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Pedal Jovem: quinta, 14/11/13, 19h30.

Mais uma opção oferecida pelos Ciclistas de Natal:

Grupo destinado a jovens que desejam adquirir uma rotina saudável praticando uma atividade física agradável, dinâmica e muito divertida, na companhia de pessoas com interesses afins.

Nível: moderado, indicado para iniciantes ou veteranos no ciclismo.

Percurso: por ruas planas dos bairros do Tirol, Petrópolis e Centro, sempre passando pelo ponto de origem para possibilitar a desistência dos iniciantes menos condicionados, antes do término do passeio.
O percurso definitivo será estudado durante os passeios de acordo com sugestões do próprio grupo.

Convidados: prioritariamente adolescentes e jovens, mais ciclistas veteranos, desde que acompanhados de um jovem.

Concentração: a partir das 19h, na Praça Augusto Leite, no Tirol.

Saída: 19h30 (pontualmente!).

Dias: toda quinta-feira. Cerca de 10km a percorrer (ida + volta)

"Sacuda a poeira de sua magrela e junte-se a nós por um mundo melhor e mais saudável"



quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Pedalada da quarta, 13/11/13: Pitimbú.

Destino final Bairro de Pitimbú, com ida por Lagoa Nova, Candelária e San Vale (prolongamento da Prudente de Morais), retornando por Alecrim e Lagoa Nova. 29km a percorrer.

Concentração ciclística a partir das 19h30 e saida 20h, sempre no marco zero (Praça Abel de Menezes Lira, na Rua Desembargador Antonio Soares, lateral da Arituba, no Tirol).

Ida:
Praça Abel Lira, Dom José Tomaz, Alexandrino de Alencar, São José, Prudente de Morais, prolongamento da Prudente, entra à direita antes do giradouro do Satélite (na Av. Largo da Pedra), Joaquim Cardoso e Marcílio Furtado, no Pitimbú, com parada para lanche e foto oficial no Pastel da Hora.

Volta:
Pastel da Hora, Marcílio Furtado, Cidade da Esperança (Rua Adolfo Gordo), Alecrim (rua dos Caicós), Amintas Barros, Romualdo Galvão, Dom José Tomaz, Antonio Soares e Praça Abel Lira.

histórico do blog:
- passeio realizado em
07/08/13, com 31 ciclistas.
01/05/13, com 11 ciclistas (chuvas).
23/01/13, com 47 ciclistas.
17/10/12, com 38 ciclistas.

Fotos: João Oliveira.














terça-feira, 12 de novembro de 2013

Pedal do Açaí - terça, 12/11/13: roteiro fixo para Parnamirim.

Os Ciclistas de Natal oferecem o Pedal do Açaí todas as terças- feiras.

Saída pontualmente às 19h15 (atraso zero) do Posto de combustíveis da Av. Alexandrino de Alencar, esquina com Rua São José, Lagoa Seca, em frente ao Corpo de Bombeiros. O percurso é sempre o mesmo, fique tranquilo.

Ida:
Posto de combustíveis, São José até candelária, esquerda na rua Militão Chaves, direita na Prudente de Morais, prolongamento até Emaús, direita na rua Rio Nilo, esquerda na rua Água Vermelha, direita na BR 101, direita na Av. Bela Parnamirim. Chegada na Universidade do Açaí, com parada para lanche e fotos oficiais.
obs: quem mora na Zona Oeste e Sul pode aguardar no percurso para se integrar ao grupo.

Volta:
Retorno pela BR 101, onde cada um vai tomando seu rumo de acordo com sua moradia. Só voltam ao ponto de partida os que deixaram carros por lá ou residem nas proximidades.


Total de 38 km a percorrer (ida + volta).

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

BiciAnjo - segunda, 11/11/13: pedalada para iniciantes.

Toda segunda-feira os Ciclistas de Natal promovem o BiciAnjo, com concentração no Hiper Bompreço da Prudente de Morais, em Lagoa Nova, a partir das 19h. Início das "aulas", orientações e demonstrações às 19h15. Largada 19h45.

Pedal criado exclusivamente para atender aquelas pessoas que, por diversos motivos (estudo, trabalho, vida afetiva e outros), deixaram de pedalar, perdendo o ritmo, bem como para aqueles que desejam iniciar no ciclismo.

Hoje, com a febre das BICICLETAS (veículo não poluente, movido a energia humana e promotora de saúde), esse roteiro veio para atender aqueles que tiveram a inteligente idéia de voltar - ou começar - a pedalar. E nunca é tarde para isso!

No BiciAnjo o iniciante vai receber orientacões sobre o uso correto da bicicleta (troca de marchas, freios, posicão do selim, sinalização e outros), dicas sobre o trânsito, normas e equipamentos de segurança, além de pedalar sem pressa na companhia de outros ciclistas.

É importante a presença dos ciclistas mais experientes, todos voluntários, com paciência para pedalar de maneira correta e preventiva no trânsito e no ritmo dos iniciantes.

O percurso é fixo: saída do HiperBompreço, depois av. Prudente de Morais, Amintas Barros, rua dos Potiguares, Antônio Basílio, rua dos Tororós, Amintas barros, São José, Jerônimo Câmara, rua dos Canindés, Amintas Barros, rua dos Tororós, Antônio Basílio e a chegada de volta ao estacionamento do Hiper.


Sempre 10km (ida + volta) a percorrer.

domingo, 10 de novembro de 2013

Pedalada domingo, 10/11/13: Pirangi (maior cajueiro do mundo).

Saída 6h do posto de combustíveis em frente ao IFRN, atrás do Midway Mall, na Av. Hermes da Fonseca, Tirol.
Cerca de 48 km a percorrer (ida + volta). 
Tudo incluído, exceto as despesas.
É chegar na sombra do cajueiro, encher a barriga, esfriar a cabeça e voltar.
Vamos?
Fotos: Angelike KPS.




quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Pedal Jovem: quinta, 07/11/13, 19h30.

Mais nova opção oferecida pelos Ciclistas de Natal:

Grupo destinado a jovens que desejam adquirir uma rotina saudável praticando uma atividade física agradável, dinâmica e muito divertida, na companhia de pessoas com interesses afins.

Nível: moderado, indicado para iniciantes ou veteranos no ciclismo.

Percurso: por ruas planas dos bairros do Tirol, Petrópolis e Centro, sempre passando pelo ponto de origem para possibilitar a desistência dos iniciantes menos condicionados, antes do término do passeio.
O percurso definitivo será estudado durante os passeios de acordo com sugestões do próprio grupo.

Convidados: prioritariamente adolescentes e jovens, mais ciclistas veteranos, desde que acompanhados de um jovem.

Concentração: a partir das 19h, na Praça Augusto Leite, no Tirol.

Saída: 19h30 (pontualmente!).

Dias: toda quinta-feira. Cerca de 10km a percorrer (ida + volta)

"Sacuda a poeira de sua magrela e junte-se a nós por um mundo melhor e mais saudável"



quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Pedalada da quarta, 06/11/13: Morro do Careca.

Passeio leve ao Morro do Careca, em Ponta Negra, um dos símbolos da cidade, com ida pelo Campus da UFRN e retorno pela ciclofaixa da orla de Ponta Negra e Via Costeira.

Concentração a partir das 19h30 e saida 20h, sempre no marco zero (Praça Abel de Menezes Lira, na Rua Desembargador Antonio Soares, lateral da Arituba, no Tirol).

Ida: Praça Abel Lira, Antonio Soares, Hermes da Fonseca, Alexandrino, Rui Barbosa, Campus da UFRN, Roberto Freire, desce para o calçadão da orla, Morro do Careca (parada para lanche no calçadão). Se a maré estiver seca, seguiremos até o pé do Morro do Careca.

Volta: Calçadão (ciclofaixa) de Ponta Negra, Via Costeira, Relógio do Sol, Silvio Pedroza, Pinto Martins, Dionísio Filgueira, Afonso Pena, Praça Augusto Leite, Romualdo Galvão e Praça Abel Lira.

 - passeio realizado em
31/07/13, com 45 ciclistas.
24/04/13, cancelado (chuvas).
16/01/13, com 32 ciclistas.
10/10/12, com 42 ciclistas.
04/07/12, com 39 ciclistas.

- 29 km a percorrer (ida + volta ao marco zero)

fotos: Espedito com s.