segunda-feira, 18 de junho de 2012

RASTREADOR PARA BICICLETA. Que tal?

Rastreadores para bikes – A solução?

Cada dia as bikes estão incorporando mais e mais tecnologia, fazendo com que elas, naturalmente, fiquem mais caras. Isso, logicamente atrai os amigos do alheio, o que, somado a muitos descuidos em redes sociais – como o Foursquare, por exemplo, e muitos outros apps onde você faz o check-in e dá toda a pista da sua rotina diária – pode lhe tornar um sério candidato a ex-ciclista.

O roubo de bike, seja simplesmente um furto ou, pior, por meio de assalto, certamente é um experiência por demais desagradável. Embora uma bike cara e diferenciada como uma Cannondale Flash Carbon ou Specialized Epic não sejam fáceis de disfarçar, o comércio paralelo de componentes existe, é real, e muitas bikes tops são roubadas para serem desmanchadas, vendidas ou transferidas para outros estados. O fato é que é muito difícil recuperar.
Correndo atrás desse prejuízo, surgiram os rastreadores de bikes – sistemas integrados de GPS e telefonia celular que permitem, ao proprietário, se não uma garantida recuperação, pelo menos a possibilidade de saber por onde anda a bike (e o ladrão).
Por R$ 314 (mais impostos) a Integrated Trackers envia para o Brasil o SpyBike Covert Bicycle GPS Tracker, um sistema associado de GPS e telefone que pode ser instalado no head tube (dentro da coluna de direção) da maioria das bikes de carbono ou alumínio existentes no mercado.
O rastreador fica completamente escondido no head tube.
O sistema é ativado por vibração. Uma vez instalado é suficiente ativá-lo com um chaveiro (à semelhança de alarmes automotivos) e é instalado por uma chave especial, o que dificultaria a sua retirada mesmo que o ladrão soubesse da sua existência.
Quando você parar a sua bicicleta, deve então armar o sistema com seu chaveiro (mas caso você esqueça de armar o dispositivo e sua bicicleta for roubada,  ele pode ser armado remotamente por celular – Fantástico, não?). Se o sensor instalado detectar qualquer movimento, lhe enviará um SMS para alertá-lo e irá então automaticamente começar a  armazenar a posição da bike. Você pode então fazer logon no sistema e acompanhar a movimentação da bicicleta. A cada 20 segundos, quando a bike está em movimento, uma nova coordenada é gravada e enviada por SMS. Quando a bicicleta para de se mover o sistema entra em sleep mode para conservar a bateria de lítio recarregável.
Por falar nisso, em relação à carga da bateria, segundo o fabricante o rastreador pode passar meses entre as cargas, desde que você lembre de desarmar o sistema antes de andar, só o ligando quando parar. Além disso, o sistema envia um SMS quando a bateria está se esgotando e mais: você pode ver online o uso da bateria
A Integrated Trackers não cobra nada pelo rastreamento. Tudo o que você precisa é de um SIM Card pré-pago (e com créditos, naturalmente) instalado no sistema.
Há uma alternativa mais barata: No DealXtreme, existem vários tipos de rastreadores, sem contudo haver a possibilidade de escondê-lo no tubo de direção. Avaliamos que, talvez, ele possa ser colado sob o selim, mas certamente não será algo muito discreto, pois suas dimensões são 7 x 5 cm. CUsta U$56,00, o que o fará chegar ao Brasil por cerca de R$100,00 (No DX o frete é grátis). Talvez valha a pena testar – em tese, funciona de forma semelhante (usando o GPS integrado e um SIM Card, enviando SMS em caso de furto ou roubo), contudo não possui sensor de vibração nem a bateria promete durar tanto.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

PEDALADA DA QUARTA, 20/06/12, DESTINO FORTALEZA DOS REIS MAGOS


Passeio novo.
FORTALEZA DOS REIS MAGOS

Concentração a partir das 19h30 e saida 20h, sempre no marco zero (Praça Abel de Menezes Lira, lateral da Arituba, no Tirol).


IDA:
Praça Abel de Menezes Lira, Antonio Soares, Hermes da Fonseca, Alexandrino, Bosque dos Namorados, volta pela Alexandrino, direita na Hermes da Fonseca, na curva da pista sobe a João Olímpio, Igreja Nossa Senhora de Lourdes, desce a João Soares de Araujo, continua descendo pela Pinto Martins, volta pela Sílvio Pedroza, direita na Valentim de Almeida (antes da Ponta do Morcego), contorna a Ponta do Morcego, José Augusto Bezerra de Medeiros (bares da Ponta do Morcego), direita na Café Filho, Praia do Forte, Fortaleza dos Reis Magos (parada para lanche).

VOLTA: 
Fortaleza dos Reis Magos, Praia do Forte, contorna as ruínas do Círculo Militar (trilha), passa embaixo da ponte nova, Café Filho, direita para as Rocas, Mercado do Peixe, São João de Deus, Hildebrando de Góis, direita na Esplanada Silva Jardim , Rua Chile, esquerda na Tavares de Lira, direita na Dr. Barata, Av. do Contorno, Walfredo Gurgel (Beira Canal), direita na Alameda Beira Canal, esquerda subindo a Alberto Maranhão, direita na Major Laurentino, Praça Augusto Leite, esquerda na Joaquim Fagundes, direita na Romualdo Galvão, esquerda na Dom José Tomaz, esquerda na Antonio Soares, Praça Abel.

Ida


 


 

PEDALADA DA QUARTA, 13/06/12, TRILHA URBANA.

Percurso novo!

Primeira TRILHA URBANA dos Ciclistas de Natal. Vai encarar?

Concentração a partir das 19h30 e saida 20h, sempre no marco zero (Praça Abel de Menezes Lira, lateral da Arituba, no Tirol).

Ida: Praça Abel de Menezes Lira, direita na Antonio Soares, esquerda na Dom José Tomaz, direita na Alexandrino de Alencar, esquerda na São José, direita na Francisco Mignoni, esquerda na Av. do sol, direita na Av. Isabel Oliveira da Silva, esquerda na Av. Jaguarari, esquerda na Av. Integração, direita na Rua Eng. Octavio Tavares, direita na Rua Agnaldo Gurgel Junior, direita no retorno na area verde, esquerda na Rua Agnaldo Gurgel Junior, direita na Rua Carlos Lamas, esquerda na Rua Francisco Luciano de Oliveira, direita na Rua Alfredo Pegado Cortez, esquerda na Rua Dr. José Tavares da Silva, direita na Av. Dão Silveira, direita na Rua Antoine de Saint Exupey, direita na Rua San Valle, esquerda na Rua Mirasseivas, direita na Rua Prof. Nazareno Aguiar, esquerda na Rua Manoel Cavalcante Moura, esquerda na Trilha, direita na Av. Prudente de Morais (rotatória). Parada para lanche e fotos oficiais.

Volta: rotatória da Prudente, Machadão, esquerda na Romualdo Galvão, direita na Dom José Tomaz, esquerda na Desembargador Antonio Soares e Praça Abel. 

 

 





 





quarta-feira, 6 de junho de 2012

PEDALADA DA QUARTA, 06/06/12, DESTINO QUEBRA-MAR DO POTENGI.

Confirmadíssima a pedalada quase oceânica.

Roteiro QUEBRA-MAR DO POTENGI

Concentração a partir da 19h30 no marco zero (Praça Abel de Menezes Lira, lateral da Arituba, no Tirol). Início do pedal às 20h.

Ida: Praça Abel de Menezes Lira, Ewerton Cortez, Jerônimo Gueiros, Romualdo Galvão, Praça Augusto Leite, Major Laurentino, Alberto Maranhão, Prudente de Morais, Beira Canal (Walfredo Gurgel), viaduto da COSERN, Ribeira, Rocas, Praia do Forte, Ponte Nova, Redinha, Igreja de Pedra e quebra-mar do Rio Potengi (parada para lanche).
Volta: Quebra-mar, Ponte Nova, Praia do Forte, Praia do Meio, direita na Miramar, Floriano Peixoto, Potengi, direita na Rodrigues Alves, Joaquim Fagundes, Praça Augusto Leite, Romualdo Galvão, Dom José Tomaz, Antonio Soares e Praça Abel.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

PEDALADA DA QUARTA, 27/06/12, DESTINO AEROPORTO.

DESTINO AEROPORTO, via prolongamento da Prudente.

Concentração a partir das 19h30 e saida 20h, sempre na Praça Abel de Menezes Lira (Rua Desembargador Antonio Soares, lateral da Arituba).

Ida: Praça Abel de Menezes Lira, Antonio Soares, Dom José Tomaz, Alexandrino, São José, Prudente de Morais, prolongamento da Prudente de Morais até o final, BR 101, passa por baixo do viaduto, Aeroporto Augusto Severo (parada para lanche).

Volta: BR 101, sobe a passarela da Salinas Ford, Integração, Prudente de Morais, Machadão, Romualdo Galvão, Dom José Tomaz, Antonio Soares e Praça Abel.

 












PEDALADA SÁBADO, 02/06/12, DESTINO CIDADE SATÉLITE.


A convite do ciclista e ambientalista Santiago, divulgamos o evento previsto para o próximo sábado.

Nossa concentração será a partir das 6h30 no posto de combustíveis em frente ao IFRN, com largada 7h rumo a Cidade Satélite. No Satélite nos somaremos ao grupo de caminhadores que nos aguarda.

Os CICLISTAS DE NATAL apoiam e participam do evento.


Os moradores do Conjunto Cidade Satélite, um dos maiores conjuntos habitacionais da América Latina, situado no bairro Pitimbu, na Zona Sul da cidade, próximo à divisa de Natal com o município de Parnamirim, realizarão entre os dias 2 e 6 de junho uma programação especial em função das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado oficialmente no dia 5 de junho.

Com o tema “Harmonizar o crescimento com equilíbrio”, grupos de moradores das três etapas do conjunto, em parcerias com outras entidades, pretendem alertar os órgãos públicos quanto a necessidade de preservação das áreas verdes do bairro.

Na programação, além de palestras, exposições educativas de preservação ambiental e a plantação de mais de cem mudas de árvores, está prevista a realização de uma caminhada, no dia 2, com concentração, às 6:30 horas, na praça São Francisco de Assis, em frente a paróquia do bairro. O início da caminhada ocorrerá às 7:30 horas, tendo um percurso total de 2 quilômetros, com encerramento na sede do SEST / SENAT, situada no prolongamento da Avenida Prudente de Morais.

Os 300 primeiros a se inscreverem na caminhada receberão camisas personalizadas do evento. Para se inscrever bastam dois quilos de alimentos não perecíveis, exceto sal. O contato para os interessados é o 9929-9746 (Mara Negreiros, organizadora do evento).

Mais informações:

Mara Negreiros – Organizadora – 9929-9746 – Moradora do bairro

Célia Coelho – Organizadora - 8846-1483 - Moradora do bairro