sábado, 5 de maio de 2012

Reunião com a SEMURB - 09/05/12 - CICLOPARQUE NATAL

CICLOPARQUE NATAL
Um sonho dos ciclistas, caminhando para a realização. 
Lembramos que no dia 09/05/12, quarta-feira próxima,  haverá reunião às 9h na sede da SEMURB, no bairro de Candelária, com o Secretário Adjunto.
Serão tratados aspectos relativos ao CICLOPARQUE NATAL, assunto que a ACIRN apresentou no começo da semana naquela Secretaria, quando estavam presentes o vereador e ciclista Ranieri Barbosa; o Secretário Adjunto Sr. Carlos da Hora; a Srª. Ana Karla Xavier, Diretora de Planejamento; Prof. Miltão, idealizador do projeto e Sr. Haroldo Mota, Diretor Geral da ACIRN.
Os CICLISTAS DE NATAL apoiam e participarão da reunião.
 

Reunião com o SETURN - 04/05/12 - Campanha Café com Motorista

COMUNICADO IMPORTANTE

A Associação dos Ciclistas do Rio Grande do Norte - ACIRN promoveu nesta sexta-feira, 04/05/12, às 16h, uma reunião na sede do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Municiípio de Natal - SETURN, em conjunto com vários grupos de ciclistas da capital. 
Os CICLISTAS DE NATAL não poderiam ficar de fora.
A reunião teve o objetivo de reiniciar a campanha “Café com Motorista”, realizado ano passado no terminal de ônibus da Zona Norte com bastante sucesso, de iniciativa dos responsáveis pela Bicicletada Natal.
Estavam presentes à reunião, representando o SETURN, Sr. Augusto Maranhão e assessoras Janaina Mulatinho e Salvina Miranda; a ACIRN, Haroldo Mota, Pedro Brito e Márcio Leite; a BICICLETADA NATAL, Francisco Fabiano Silva; o grupo PONTA NEGRA BIKE, Canuto; e os CICLISTAS DE NATAL, Erimar Dantas.
O Terminal de Ônibus de Felipe Camarão foi o local escolhido para realizarmos o evento no próximo dia 12 de maio, sábado, a partir das 8h30, retomando a campanha “Café com Motorista”. 
Na reunião pedimos, ainda, ao Sr. Augusto Maranhão providências quanto a reclamação protocolada por um ciclista em 15/12/11, na sede do SETURN, a respeito de comportamento inadequado de motorista da empresa Transportes Guanabara Ltda, quando o mesmo ciclista foi posto em situação de alto risco, fruto de direção perigosa do condutor do ônibus. O Sr. Augusto tirou fotocópia da documentação, alegou desconhecer o fato, e comprometeu-se a dar-nos retorno em breve.
ATENÇÃO: todos os ciclistas estão convidados para comparecerem ao evento Café com Motorista e é de grande importância mostrarmos nosso engajamento, união e disposição.
Nova Reunião.
Ficou agendada uma nova reunião no SETURN para o dia 09/05/12, quarta-feira, às 11h, para acertarmos mais alguns detalhes, convidando ainda os representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários – SINTRO.
Esse é um projeto de educação para a cidadania que visa aprimorar as relações do dia-a-dia entre os ciclistas e os condutores dos ônibus que circulam por nossa capital.
Também na quarta-feira, 09/05/12.
Lembramos que no dia 09 de maio haverá uma reunião às 9h na SEMURB com Carlos da Hora, para tratarmos do CICLOPARQUE DE NATAL, assunto que apresentamos no começo da semana na Secretaria, onde estavam presentes o vereador Sr. Ranieri Barbosa; o secretário adjunto Sr. Carlos da Hora; Srª. Ana Karla Xavier, diretora de Planejamento; Prof. Miltão, idealizador do projeto e Sr. Haroldo Mota da ACIRN.




sexta-feira, 4 de maio de 2012

PEDALADA DOMINGO, 06/05/12, DESTINO LAGOA DE ALCAÇUZ

Atenção, ciclistas, vejam a boa idéia para o domingo.

PEDALADA DOMINGO, 06/05/12, DESTINO LAGOA DE ALCAÇUZ.

Pessoal, encontramos alguns ciclistas quinta-feira, 03/05/12, e  ambos sugeriram pedalarmos no próximo domingo, retomando os excelentes passeios que fizemos até novembro/2011.
Estamos lançando aqui o roteiro acima, com tradicional largada às 6h do posto de combustíveis em frente ao IFRN.
Estimamos em 55km a percorrer no total (ida + volta), com 80% em asfalto e restante em estrada de piçarro/areia.
Previsão de estarmos todos de volta ao ponto de partida em torno de 10h30. Iremos cedo e voltaremos ainda com o sol "morno".
Detalhe: O PASSEIO SÓ ACONTECERÁ se pelo menos 10 ciclistas registrarem seu desejo de participar.
Bem, está lançada a idéia. Divulgue, se possível.
Pedimos, por gentileza, que você entre no facebook, comunidade CICLISTAS DE NATAL, localize o forum que foi aberto e coloque seu nome abaixo, comentando sua adesão e animando o grupão.
E vamos indo...
Até lá!
Visite Natal. Preserve a Natureza. Use bicicleta.

 Vejam as fotos do passeio.







terça-feira, 1 de maio de 2012

PEDALADA DA QUARTA, 02/05/12, DESTINO FEIRINHA DE PIUM.

Concentração a partir das 19h30 e saida 20h, sempre na Praça Abel de Menezes Lira (lateral da Arituba).

Ida: Praça Abel de Menezes Lira, Antonio Soares, Hermes da Fonseca, Alexandrino de Alencar, Rui Barbosa, Campus da UFRN, Roberto Freire, Rota do Sol, feirinha de Pium (parada para lanche).

Volta: sentido inverso, mesmo itinerário.

O ENCANTO DA BICICLETA - A libertação do medo

O ENCANTO DA BICICLETA - A LIBERTAÇÃO DO MEDO



 



Permita-me iniciar essa pequena reflexão sobre o medo, de forma narcísica, a partir de mim. O medo sempre esteve presente em minha história. Já me senti muitas vezes com medo, em vários estágios da vida. Dentre eles, em minha infância, o medo de andar de bicicleta.

Ao ganhar a primeira bicicleta Calói, cor marrom perolada, um sonho se realizou, mas, e agora? Não sabia andar. A alegria e o entusiasmo me fizeram esquecer, por uns instantes, que andar de bicicleta não estava em meu repertório. Mas depois de muitas quedas, arranhões nos joelhos e força de vontade, os pedais foram se acertando e, logo, já estava me superando nesse desafio do desconhecido.

A lição que aprendi é que o medo nos faz parar ou enfrentar determinadas realidades. A minha alegria venceu o desconhecido e me antecipei. Agora, com todo cuidado, passeava com a bike, devagar, na quadra onde morava para mostrar aos amigos, tamanha façanha. Sentia-me, a cada manhã, mais confiante em pegar a bicicleta e sair pedalando pelas ruas.  

Quando deixamos de lado o medo, logo se instala a nossa autoestima e presença. Confiança! Essa foi a palavra chave para enfrentar o medo. Libertar-se do desconhecido requer acreditar que a realização depende de uma fé, não uma fé religiosa, mas uma fé que nos faz mover na direção dos nossos sonhos. É um lançar-se na direção de uma meta, objetivo e propósito. Descobrir os objetivos aonde se quer chegar, porque se quer alcançar e como chegaremos são os elementos que perfazem nossa capacidade de planejamento pessoal.

Nesse ano de 2012, será um ano de libertação do medo, temos previsões e tendências do futuro. Estamos em um vento oportuno. Para ir da oportunidade ao êxito é preciso enfrentar os medos de mudanças, romper como o medo e ter a capacidade de se antecipar. Por que alguns perdem as boas oportunidades na vida profissional ou pessoal? Porque temos medo de mudança, que se transforma em pânico.

Como vimos, o medo é preventivo e nos ajuda a ficar acautelado. Quem não tem medo se sente satisfeito, tranquilo e distraído. Lembre-se, a coragem não é ausência do medo, ela é o enfrentamento do medo. Corajoso é aquele que não permite aprisionar-se na situação que tenta imobilizá-lo.

O bom navegador não espera o vento oportuno, ele vai atrás. Assim, o medo passa pelo desconhecido, e uma vez o enfrentando, se torna familiar. Não dá para adivinhar o futuro, mas dá pra antecipar. Para isso, a pessoa que não perde oportunidade se caracteriza pela capacidade proativa. Diferentemente daquele que só quer adivinhar e é, portanto, reativo.

Então, vamos andar de bicicleta?                  
     

Copiado do blog do Prof. Iran Lima
Personal & Professional Coach

PEDALADA DA QUARTA, 30/05/12, DESTINO PÓRTICO DOS REIS MAGOS

Novo roteiro.




PÓRTICO DOS REIS MAGOS.

Concentração a partir das 19h30 e saida 20h, sempre no marco zero (Praça Abel de Menezes Lira, lateral da Arituba, no Tirol).

Ida: Praça Abel de Menezes Lira, Antonio Soares, Dom José Tomaz, Alexandrino, Olinto Meira (Terral), fazer retorno, Olinto Meira, Diagonal Av. dos Canindés, Segue em frente na Av. Interventor Mário Câmara, Esquerda na Manoel de Castro, Esquerda na Rua Nélson Geraldo Freire, Direita na Rua Eleusis Magnus Lopes Cardoso, Direita na Av. Jaguarari, Giradouro a Esquerda Av. Integração, Direita na Prudente de Morais (Prolongamento), Retorno na Prudente de Morais (SEST/SENAT), Direita na Rua Antoine de Saint Exupéry, Direita na Marginal da Br101, sobe a passarela, desce a passarela e segue em frente até o Pórtico dos Reis Magos (parada para lanche e foto oficial).

Volta: BR 101, passarela da Salinas Ford, Integração, Prudente de Morais, Machadão, Romualdo Galvão, Dom José Tomaz, Antonio Soares e Praça Abel. 

 Vejam aqui abaixo parte do pessoal que participou.

PEDALADA DA QUARTA, 23/05/12, DESTINO NOVA PARNAMIRIM

Destino: Nova Parnamirim
com Cidade Verde e Rota do Sol (parcial) na volta.

Todos no marco zero (Praça Abel de Menezes Lira, lateral da Arituba, no Tirol) a partir das 19h30, com largada 20h.


Ida: - Praça Abel de Menezes Lira, Antonio Soares, Hermes, Alexandrino, Rui Barbosa, Campus da UFRN, Odilon Gomes de lima, Roberto freire, Ayrton Senna, Gastão Mariz (Cidade Verde), Alfredo Dias de Figueiredo, giradouro da Rota do Sol, volta pela Praia de Pirangi, no sinal pega à esquerda a Praia de Ponta Negra (marginal), Giradouro da feirinha, Roberto Freire, água de coco (parada para lanche).

Volta: Roberto Freire, direita na Solon de Miranda Galvão, Campus da UFRN, Djalma Maranhão, esquerda na Norton chaves, Lima e Silva, Machadão, Romualdo Galvão, Dom José Tomaz, Antonio Soares e Praça Abel.

PEDALADA DA QUARTA, 16/05/12, PERCORRENDO O CIRCUITO DAS PONTES.

Confirmado o roteiro. Ida pela ponte nova, volta pela ponte velha.

Concentração a partir das 19h30 e saida 20h, sempre no marco zero (Praça Abel de Menezes Lira, lateral da Arituba).
Ida: Praça Abel de Menezes Lira, Ewerton Cortez, Jerônimo Gueiros, Romualdo Galvão, Praça Augusto Leite, Joaquim Fagundes, desce a Rodrigues Alves, Potengi, Afonso Pena, Praça das Flores, Joaquim Manoel, sobe a Joaquim Fabrício, Getúlio Vargas, desce a Ladeira do Sol, Praia do Meio, Praia do Forte, sobe a Ponte Nova, Redinha Nova, João Medeiros Filho, Nordestão (parada para lanche).

Volta: João Medeiros, Ponte de Igapó, Bernardo Vieira, Romualdo Galvão, Dom José Tomaz, Antonio Soares e Praça Abel.

PEDALADA DA QUARTA, 09/05/12, DESTINO AREIA PRETA.

Passeio até AREIA PRETA, com RELÓGIO DO SOL e CENTRO HISTÓRICO. 

Concentração na Praça Abel de Menezes Lira (lateral da Arituba) a partir das 19h30 e largada 20h.

Ida: Praça Abel de Menezes Lira, Ewerton Cortez, Jerônimo Gueiros, Romualdo Galvão, Praça Augusto Leite, Major Laurentino, Alberto Maranhão, Prudente de Morais, Beira Canal (Walfredo Gurgel), José de Alencar (lateral do Marista), Deodoro, Catedral, retorna, General Osório, Heitor Carrilho, Santo Antonio, Igreja do Galo, Memorial Câmara Cascudo, Igreja Nossa Senhora da Apresentação, Praça André de Albuquerque, contorna a Praça, desce na Praça João Tibúrcio, Paço da Pátria, direita na Presidente Passos, Casa do Estudante, sobe a Ulisses Caldas, prédio do TRE, Gonçalves Dias, Igreja do Rosário, desce a Quintino Bocaiúva, Avenida do Contorno, Ribeira, sobe a Juvino Barreto, Potengi, esquerda na Floriano Peixoto, Miramar, Rua do Motor, Fabrício Pedrosa, Silvio Pedrosa, Praia de Areia Preta, finalizando no Relógio do Sol (parada para lanche).

Volta: Relógio do Sol, Via Costeira, Mãe Luiza (João XXIII), direita na Rua do Farol, desce a Guanabara, Tuiuti, Hermes da Fonseca, Potengi, Afonso Pena, Romualdo Galvão, Dom José Tomaz, Antonio Soares e Praça Abel.

BICICLETÁRIO ROTATIVO?

Que tal?




 Com a problemática de não ter espaço para construir bicicletários nas cidades cheias, os designers do estúdio Manifesto Architecture, em Nova York, pensaram em uma solução para o problema: o Bike Hanger, um estacionamento vertical para magrelas, que mais parece uma roda gigante.

Para quem está se perguntando como os ciclistas fariam para pendurar as bikes no alto da “roda gigante”, a gente explica: na base do bicicletário, há uma magrela fixa que, quando pedalada, movimenta a estrutura. Logo, quem quiser guardar a bike no Bike Hanger tem que deixar a preguiça de lado e pedalar até um cabide livre chegar a parte inferior do bicicletário.

Por enquanto, o Bike Hanger é, apenas, um protótipo. Você acha que ele tem potencial para virar realidade nas cidades de todo o mundo?